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Perguntas frequentes

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  • Como funciona a compra de passagem de ônibus rodoviário pela Mobifácil?

    Para comprar: > Selecione a Origem e Destino > Insira a data da viagem > Selecione a opção de horário desejada > Escolha sua poltrona > Faça seu login no site > Digite os dados dos passageiros> Conclua a compra

    Caso não seja cadastrado, é necessário criar uma conta com os dados do comprador.  Após a inserção dos dados, aceite  os termos da Política de Privacidade e os Termos de Compra.

    Finalizando a compra, você visualiza imediatamente o Cartão de Embarque e também recebe um e-mail de confirmação da sua compra. Caso deseje acessar o Cartão de Embarque em outro momento, você pode ir em “Minhas Viagens". Não é necessário imprimir o documento ou retirar sua passagem no guichê. Você embarca direto no ônibus apresentando o Cartão de Embarque ou o e-mail de confirmação de compra, junto com um documento com foto (RG ou CNH).

    O embarque na rodoviária acontece 20 minutos antes do início da viagem.

  • Como eu sei que a minha passagem rodoviária já está confirmada?

    Ao finalizar a compra, você visualiza imediatamente o Cartão de Embarque e também recebe um e-mail de confirmação da sua compra. Caso deseje acessar o Cartão de Embarque em outro momento, você pode ir em “Minhas Viagens". Não é necessário imprimir o documento ou retirar sua passagem no guichê. Você embarca direto no ônibus apresentando o Cartão de Embarque ou o e-mail de confirmação de compra, junto com um documento com foto (RG ou CNH).

    Você também pode consultar seu Cartão de Embarque em “Minhas viagens” (área logada)

    Em caso de dúvidas, por favor, fale conosco por meio de um dos canais de atendimento abaixo:

    - Fale com a Isa, nossa assistente virtual, ela está disponível 24h para te atender! 

    - Messenger no Facebook.

    - Ou se preferir, envie um e-mail para rodoviario@mobifacil.com.br 

  • Como emito meu bilhete para viajar?

    Comprando na Mobifácil não é necessário imprimir o Cartão de Embarque ou retirar sua passagem no guichê. Você embarca direto no ônibus apresentando o Cartão de Embarque ou o e-mail de confirmação de compra, junto com um documento com foto (RG ou CNH).

    Compareça com 20 minutos de antecedência do horário de embarque. Em vésperas de feriados e datas comemorativas, sugerimos a antecedência de 1 hora.

  • Outra pessoa poderá retirar o bilhete na rodoviária em meu nome?*

    Não. A passagem só pode ser apresentada pelo próprio passageiro junto com o documento com foto (RG ou CNH) informado no ato da compra.

  • Quais as formas de pagamento para compra de passagem rodoviária?

    O pagamento das suas passagens de ônibus pode ser realizado através de PIX, por cartão de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners, Elo e Hipercard. O pagamento à débito pode ser feito por cartões de todos os bancos ativos no País.

  • Não recebi meu cartão de embarque. O que faço?

    Verifique em sua caixa de e-mail as pastas de SPAM e Lixo Eletrônico, procurando pelo remetente noreply@sent.mobifacil.com.br. Para que isso não ocorra  novamente, por favor, inclua este e-mail em seus contatos.

    Você também pode consultar seu Cartão de Embarque em “Minhas viagens” (área logada)

    Em caso de dúvidas, por favor, fale conosco por meio de um dos canais de atendimento abaixo:

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  • Como faço para remarcar data da viagem, horário e/ou assento?

    Se você perdeu o seu embarque, é possível remarcar sua passagem alterando a data da viagem, horário e/ou troca de poltrona diretamente nos balcões de atendimento, portando seu bilhete e documento original com foto.

    Existem regras específicas de acordo com a característica de cada linha, podendo ocorrer a cobrança de taxas para a realização do procedimento.

    Linhas interestaduais: É cobrada a taxa de 20%, mantendo o trajeto, tipo de serviço e portador.
    Linhas intermunicipais: Procedimento gratuito, mantendo o trajeto, tipo de serviço e portador.

    DICA: Antes de comparecer no guichê da viação, consulte os destinos, datas e horários disponíveis pela Mobifácil.

  • Também posso trocar meu itinerário?

    Sim, somente para viagens futuras. Se estiver dentro do prazo de 3 horas antes do embarque, você pode solicitar a troca comparecendo no guichê da Princesa do Norte, portando a passagem impressa ou Cartão de Embarque  (no celular) e um documento com foto (RG ou CNH).

  • Posso transferir minha passagem para outra pessoa?

    Sim, é possível transferir a titularidade da passagem, desde que ela não esteja vencida. Se estiver dentro do prazo de 3 horas antes do embarque, é necessário que o titular da passagem compareça ao guichê da viação acompanhado do viajante que irá utilizar a passagem. Ambos deverão apresentar seus documentos originais com foto (RG ou CNH), sendo que o titular da passagem deve apresentar a passagem (impressa ou no celular).

    Importante: Existem regras específicas de acordo com as características de cada linha operada pelas empresas de transportes, portanto, consulte a empresa que irá viajar para identificar se a realização deste procedimento é aplicável para o seu bilhete.

  • Como faço para cancelar uma passagem comprada pela Mobifácil?

    Só é possível cancelar a compra da passagem com até 3 horas de antecedência do embarque. Caso o prazo de cancelamento tenha expirado, você poderá realizar apenas a remarcação de passagem, considerando as regras mencionadas na  questão “Como faço para remarcar data da viagem, horário e/ou poltrona?”

    Você pode cancelar o pedido total (que inclui todas as passagens). Para cancelar, acesse  “Minhas Viagens” > Selecione a passagem que deseja cancelar > Clique no botão “Cancelar pedido”.
     

  • Em quanto tempo o reembolso do valor será efetuado?

    Prazo para estorno do pagamento a crédito:
    Até 15 dias úteis para retornar a Carta de Cancelamento da Cielo
    Até 3 faturas do cliente para o estorno do pagamento

    Prazo para estorno pagamento a débito:
    Até 15 dias úteis para retornar a Carta de Cancelamento da Cielo
    Até 30 dias para o estorno ser realizado

    Prazo para estorno pagamento via PIX:
    Até 6h para pedidos cancelados via site Mobifácil
    Até 72h úteis para pedidos cancelados pela CRC e Rodoviárias/Garagens.

  • Como posso pedir uma carteirinha de estudante?

    A Mobifácil não emite carteirinhas de estudante. Conforme a legislação em vigor, somente os estudantes de faculdades ou de escolas que são reconhecidas pelo MEC, que residam em cidade diferente de onde estudam, e que precisem viajar no trajeto casa x escola x casa, têm direito ao desconto na compra de passagens.
     
    Para obter uma carteirinha de estudante é necessário entrar em contato diretamente com a empresa parceira do seu interesse.
     
    Em caso de dúvidas, por favor, fale conosco por meio de um dos canais de atendimento abaixo:

     

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  • Estudante tem direito a meia-entrada em ônibus também?

    O estudante possui direito ao desconto de 50% da tarifa no deslocamento entre sua casa e a instituição de ensino, no estado de São Paulo. Para saber se você possui direito ao desconto e quais empresas disponibilizam este benefício, entre em contato diretamente com a empresa de sua preferência.

    Em caso de dúvidas, por favor, fale conosco por meio de um dos canais de atendimento abaixo:

    - Fale com a Isa, nossa assistente virtual, ela está disponível 24h para te atender! 

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    - Ou se preferir, envie um e-mail para rodoviario@mobifacil.com.br 

     

  • Sou idoso, quais são meus benefícios?

    Não é possível reservar sua passagem pelo site da Mobifácil. A reserva deve ser feita  somente presencialmente nos guichês das empresas parceiras. Este benefício é disponibilizado para linhas convencionais, conforme relacionado abaixo:
     
    LINHAS INTERMUNICIPAIS, aplicável para beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos: 
     
    - 2 assentos com gratuidade da tarifa por linha.
    - A solicitação deve ser feita presencialmente no guichê com, no mínimo, 24 horas e no máximo, 5 dias de antecedência da data da viagem, contados do horário previsto para a partida do veículo.
    - É necessário realizar a comprovação da idade mediante a apresentação do documento original com foto.
     
    LINHAS INTERESTADUAIS, aplicável para beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos: 
     
    - 2 assentos com gratuidade da tarifa e 50% de desconto da tarifa nos demais assentos por linha.
    - A solicitação deve ser feita presencialmente no guichê de acordo com a disponibilidade de vendas no sistema para o trajeto desejado e, no mínimo, com 3h de antecedência contados do horário previsto para a partida do veículo.
    -  É necessário realizar a comprovação da idade mediante a apresentação do documento original com foto e da renda igual ou inferior a 2 salários mínimos.
     
    A disponibilidade é realizada de acordo com a característica de cada linha, consulte a empresa de sua preferência para verificar quais possuem o benefício desejado e em caso de dúvidas, por favor, fale conosco através dos canais relacionados abaixo:

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    - Ou se preferir, envie um e-mail para rodoviario@mobifacil.com.br 

  • O que é necessário para retirada de passagem idoso nas linhas regulamentadas pela ANTT?*

    DECRETO N° 5.934, DE 18 DE OUTUBRO DE 2006 Art. 2° _ Para fins do disposto neste Decreto, considera-se: I – idoso: pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos;

    Art. 3° – Na forma definida no art. 40 da Lei n° 10.741, de 2003, ao idoso com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço CONVENCIONAL de transporte interestadual de passageiros.

    § 2° O idoso, para fazer uso da reserva prevista no caput deste artigo, deverá solicitar um único “Bilhete de Viagem do Idoso”, nos pontos de venda próprios da transportadora, com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte.

    Art. 4° – Além das vagas previstas no art. 3°, o idoso terá direito ao desconto mínimo de cinquenta por cento do valor da passagem para os demais assentos do veículo.

    A passagem é liberada com 45 dias de antecedência a data da viagem, onde o beneficiário deverá estar de posse de documentos originais com foto e o comprovante de renda.

  • Como funciona as passagens de gratuidade para pessoas com deficiência?

    A Mobifácil não emite passagens de gratuidade para pessoas com deficiência. Recomenda-se que a compra da passagem da pessoa com deficiência seja feita com antecedência diretamente no guichê da rodoviária.

    No dia do embarque, o passageiro com deficiência deve se apresentar com antecedência mínima de 30 min com relação ao horário de embarque.

    As cadeiras de Transbordo são disponibilizadas pelas administradoras dos terminais rodoviários.

    Os passageiros com deficiência tem preferência para embarque. No destino final, seu desembarque deve ser posterior ao dos demais passageiros.

    O passageiro em cadeira de rodas deve se deslocar na própria cadeira até o local de embarque, onde, se necessário, deve ser realizada a transferência para a cadeira de transbordo.

    O passageiro pode levar a sua própria cadeira de rodas. No caso de cadeiras de rodas elétricas atentar para o tipo de baterias secas ou baterias de eletrólito líquido. No caso deste último, não será possível levar a cadeira.

    CÃO-GUIA: O passageiro tem o direito de viajar com o seu cão-guia sem pagar a mais pela passagem de ônibus. Contudo, é necessário entrar em contato com a empresa antes do embarque para fazer a reserva dos assentos.

  • A partir de quantos anos crianças pagam passagens?

    Crianças de até 5 (cinco) anos de idade serão transportadas gratuitamente desde que não ocupem poltronas, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

  • Tenho um filho menor de 16 anos. Ele pode viajar sozinho?

    Menores de 16 anos poderão viajar desacompanhados ou acompanhados por um terceiro maior de idade, munidos de escritura pública ou documento particular assinados com firma reconhecida por meio de autenticidade ou semelhança.

    A autorização não é exigida nas condições abaixo:

    - Se o cliente tem a partir de 16 anos;
    - Se o cliente estiver acompanhado de parentes maiores de idade (com parentesco até 3° grau comprovado documentalmente, como tios, irmãos e avós).

  • Posso transportar animais na viagem de ônibus?

    Sim. Os passageiros de ônibus rodoviários podem viajar com animais domésticos, desde que não prejudiquem o conforto e comodidade dos outros passageiros. 

    Condições comuns: 
    – Atestado sanitário emitido em no máximo 03 dias antes da viagem. 
    – Peso máximo de 08 kg, sendo que o animal deve estar acondicionado em recipiente apropriado para transporte, utilizando o assento ao lado de seu proprietário. 
    – Pagamento no valor integral da passagem, que deve ser adquirida nos guichês de vendas de passagens das empresas. 
    – Limite de 02 animais a bordo do veículo por viagem.  
    – Aves domésticas, animais e aves silvestres da fauna brasileira ou exótica, apresentar autorização de trânsito do IBAMA, nos termos da lei.
     

    1. ...
  • Como funciona o transporte de bagagens?

    O preço da passagem abrange, a título de franquia, o transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:

    1. No porta-embrulhos 05 (cinco) quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao mesmo, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos passageiros.
    2. No bagageiro no máximo 30 (trinta) quilos de peso total, não ultrapassando 300 (trezentos) decímetros cúbicos e 1,00 (um) metro na maior dimensão de cada volume. Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.
    3. É proibido o transporte de materiais considerados perigosos, tais como explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, etc.
    4. Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna contendo seus dados pessoais, possibilitando maior agilidade em eventual extravio ou esquecimento.
    5. A empresa não se responsabiliza pelos objetos dos passageiros no interior dos ônibus, por isso tenha atenção especial nos pontos de parada. No desembarque, não esqueça seus pertences.
IsaFale com a Isa
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